quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Vamos descobrir o arco-íris?

       
O RCN pontua que as Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentidos, sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes, etc.
As artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação Infantil, particularmente. (RCN,1998, pág.85)

Esta sequência didática se deu pela necessidade de utilizar uma cor que não dispúnhamos nos potes da sala de aula para pintarem o “Boto cor-de-rosa”, um dos muitos personagens folclóricos abordados no mês de Agosto em nossos planejamentos da Educação Infantil.
Para tal, comecei indagá-los sobre como poderíamos conseguir a tinta sem tê-la em mãos? As respostas foram rápidas e firmes: -- A gente pode misturar!! E continuei a perguntá-los então, quais cores tínhamos que “misturar” para obtermos essa cor? Deram várias alternativas, então os convidei a realizar alguns experimentos para vermos o que aconteceria com as cores!
Iniciamos com as cores primárias: amarelo, vermelho e azul, realizando a mistura entre elas.
*     

     Amarelo+ Vermelho= Laranja
  



 
  Amarelo + Azul= Verde


 

Azul+ Vermelho= Roxo



Logo tínhamos feito cores secundárias, foi aí que propus produzirmos algumas tonalidades, misturando “branco” às cores descobertas, as crianças estavam encantadas com as misturas.
     Só agora depois de observar e produzir algumas cores e tonalidades, indaguei-os novamente se tinham alguma idéia de que cor poderíamos então misturar para obtermos o “rosa”, foi uma enxurrada de respostas, muitas delas corretas: -- É só misturar o vermelho com o branco!



  Fiz a mistura passando de mesa em mesa para verem de perto a mudança das cores.
 Retomamos a lenda do Boto, distribuí as folhas para pintarem utilizando apenas seus dedinhos! Ficaram lindos!!!




Esta atividade contemplou o fazer artístico, sua apreciação e reflexão sobre ambas, utilizando para tal: pnincéis e seus dedinhos como instrumentos, as tintas como meios e a gravura xerocada em sulfite como suporte, além da relevância contextual que lhe conferiu sentido.
Referência Bibliográfica
______Ministério da educação e do Desporto. Secretaria da educação Fundamental. Referencial curricular para educação infantil. vol. 3.Brasília: MEC/SEF, 1998.
                                                                                                    
                                                                                                       Professora Patrícia Helen

Nenhum comentário:

Postar um comentário