segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Um olhar sobre a EJA

Todos falam sobre o interesse que os alunos da EJA demonstram nas aulas, uma notória diferença em comparação com outros alunos... Será possível definir tais alunos apenas com base neste aspecto?
Ao iniciar as aulas na 5ª série/6º ano, descobri que este interesse existe sim, mas há outras coisas a considerar... Mais que aprender, nossos alunos querem e precisam confiar no professor, estabelecer um diálogo franco, aberto, no qual as conquistas e os fracassos, de ambos, sejam compartilhados. É esse relacionamento que permite que o aluno se mostre, conte suas histórias e as conecte ao conteúdo abordado...
Nossos alunos conquistaram muitas coisas, sem o diploma em mãos, mas não reconhecem o valor que possuem... Quando chegam à sala de aula, sentem medo do fracasso, receio da “pseudo inferioridade”, enfim, voltam a sentir temores dos mais variados. Sabemos o quanto esses “monstros” criados em nossa mente atrasam nossa evolução e nos impedem de conquistar novos horizontes. Se nos sentimos assim diante do novo, com certeza nossos alunos também se sentem!
Por isso, antes de supor que eu os ensinaria algo, procurei conquistar e ser conquistada... A medida que desenvolvia meu trabalho, contava meus “causos” (sinto-me uma versão feminina de Rolando Boldrin, por vezes...rs) e os alunos foram se acostumando e contando seus “causos” também! Aprendemos juntos, rimos juntos e, a cada dia, nosso convívio se consolida, como um relacionamento de amizade e aprendizado mútuo!
Diante desta perspectiva, posso exigir mais dos alunos e fazê-los compreender o quão capazes são! Não sou mais uma pessoa que oferece perigo, mas uma pessoa que mostra novos caminhos, conhece novos caminhos e, principalmente, caminha junto...
Todos nós procuramos o elogio, o reconhecimento... Se antes de obtê-los pudermos oferecê-los, a vida será muito mais simples, fácil e feliz!
Buscar a felicidade, construir a felicidadania, lembrando de Terezinha Rios: "Não é exagero afirmar que a felicidade deve estar incluída no currículo e no projeto político-pedagógico." (Nova Escola - Gestão Escolar, edição 12, fev/mar 2011).

Este é meu olhar sobre a EJA!...

Patrícia Mandaglio
Professora de Ciências da EJA
Formada em Ciências Biológicas e Pedagogia

Um comentário:

  1. Patrícia, vc conseguiu casar a teoria com a poesia com perfeição! Só os bons conseguem fazer isso! Parabéns pelas aulas brilhantes e por perceber que o magistério é mais que um ofício e uma aprendizagem de vida! bjs

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