sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EU SOU MAIS EU!

 

Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos; esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente.



 A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança.


 Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".
 Para tal é necessário criarmos oportunidades efetivas para que essa construção seja real e prazerosa; que cada qual tenha auto-imagem, auto-confiança e auto-estima bem desenvolvidas, com uma imagem positiva de si mesmo e de respeito com os outros.

 Uma das aulas que desenvolve tais conceitos, que particularmente  gosto muito em sala de aula, é o “Dia da beleza!”, assim entitulado pelos próprios alunos, é o dia em que eles, autorizados pelos seus pais, levam tudo o que gostam e utilizam para ficarem mais belos, tais como: cremes, condicionadores, perfumes, maquiagens, pentes, escovas, géis, enfim, o que usam regularmente para tal , inclusive eu também; e é aí que acontece a parte mais divertida, eu os arrumo, todos,  meninas, meninos, faço penteados, moicanos, os deixo belos, se possível, ainda mais do que já são!!!

 Logo após a primeira vez que realizei esta aula, percebi uma melhora significativa no desenvolvimento da identidade, principalmente dos alunos mais carentes, eles ficaram mais confiantes em si mesmos e perante os demais, o que colaborou e muito para seu desenvolvimento global.
 Agreguei ao desenvolvimento deste conceito a  adesão de alguns vídeos que tratam de assuntos relevantes, um deles foi Tarzan, assistimos em dia combinado e agendado com antecedência, e pontuei o que deveriam se atentar ao assistir o mesmo e a compreensão deles foi excelente, dialogamos, refletimos e confrontamos opiniões, o que auxiliou a  percepção dos objetivos propostos. Fiquei muito satisfeita!!!


Professora Patrícia Helen Gomes dos Santos

Um comentário:

  1. Nós sabemos o quanto reconhecer-se e gostar de si é valioso. Este trabalho foca exatamente o olhar do professor sobre as diferenças, bem como o respeito à individualidade de cada um. Além disso desperta nas crianças a compreensão de si no mundo e o respeito aos colegas. Concordo que quando esta atividade acontece lá na escola, o dia fica mais cheio de vida. Eles amam e eu também!

    ResponderExcluir