segunda-feira, 5 de setembro de 2011

MAIS "JOGUINHOS"...

Dando prosseguimento ao “Projeto Joguinhos”, no dia 29.08 foi realizado um interclasse de Handebol, ministrados pelos professores da própria modalidade da escola, onde puderam utilizar todo seu aprendizado, pois esta modalidade faz parte de nossa grade do período integral.




No dia 30.08 aconteceu uma clínica de tênis de campo com a colaboração dos monitores Vanderson e Marcum, que vieram gentilmente da Escola Municipal “Mario Portes”...
Nossos alunos adoraram essa modalidade totalmente nova para elas!!!


















Finalizando o mês, no dia 31, foi realizada uma clínica de tênis de mesa. Os alunos participaram de atividades práticas com a finalidade de conhecer melhor esse esporte.








Durante todas essas semanas os alunos se envolveram e participaram das atividades, dessa maneira conseguiram aprender se divertindo...
 Prof. Anderson M. Ligramante

domingo, 4 de setembro de 2011

O valor dos bons exemplos...

Eu nunca entendi o porquê de algumas coisas... Por vezes deixei de valorizar alguns momentos cotidianos. Pra mim, trabalho sempre foi t-r-a-b-a-l-h-o: dever, obrigação. Nem tudo na vida precisa ser tão objetivo, mas acho que a gente vai ficando mais "experiente"  e aí sim compreende o valor dos bons exemplos e do "aprender com o outro", todos os dias.

Fazer do trabalho um momento de parceria, prazer, alegria e aprendizagem, não é tarefa fácil. Saber  o valor de uma verdadeira equipe faz a diferença para que hoje, reconheça-me como uma profissional confiante. Não aprendi isso sozinha. Tive uma boa escola: a vida. Tive bons professores: meus chefes e colegas de trabalho.

Se por vezes tomei algumas broncas, foram necessárias. Se por vezes fui elogiada, foi porque me esforcei.

No último dia 1º de setembro, pude trabalhar diretamente, com grandes professores e colegas que há tempos estão presentes em minha vida.

Com eles aprendo muitas coisas todos os dias.

O Desfile Cívico pelo aniversário da cidade nunca foi meu compromisso predileto, mas de um tempo pra cá venho aprendendo que ter orgulho da minha cidade e mostrar o que temos de bom faz parte do meu trabalho, porque ajudo todos os dias a contribuir para a qualidade da educação mogiana e vestir essa camisa me enche de satisfação.


Sou grata por poder chamar a essas pessoas de amigos e a cada dia estou disposta a aprender mais e mais.



Juliana de Paula Guedes de Melo Santos
Diretora de escola
CEMPRE DRª RUTH CARDOSO

BRINCANDO E APRENDENDO COM A MATEMÁTICA

O trabalho com noções matemáticas na educação Infantil, atende por um lado, às necessidades das próprias crianças de contruirem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.(Rcn, pág.207, 1998) 



Para dar encaminhamento á uma atividade de comparação de quantidades, pensei em utilizar com a turma do Infantil IV, o dominó como recurso para que pudessem ter noção de como as quantidades apareciam no mesmo e como poderíamos observar, selecionar e comparar quantidades.



Utilizei para tanto, o dominó gigante disposto na escola, ensinei o jogo e combinamos algumas regras, já que não daria a primeiro momento para jogarmos convencionalmente.



Separei a turma em dois grupos com quantidades iguais de peças, a pedra maior seria a primeira a ser jogada, e assim cada grupo deveria encaixar a peça de acordo com a quantidade  (identificada também por cores distintas).









No caso desta, em particular, haviam algumas peças, nas quais deveriam colorir o lado com maior quantidade, onde haviam mais bolinhas.
Antes porém fui chamando alguns alunos aleatoriamente para que encontrassem as mesmas peças da atividade, remontei-a ao lado da folha para que visualizassem melhor e realizassem a atividade com atenção.  
Todos realizaram muito bem a mesma, não sentiram muitas dificuldades e adoraram brincar e aprender com o dominó.
 Professora Patrícia Helen Gomes dos Santos
                                                  Infantil IV  "A" e "C".

sábado, 27 de agosto de 2011

CONTINUANDO OS JOGUINHOS.....

Continuando com os joguinhos do Cempre no dia 22 de agosto foram realizadas as clinicas de bocha e malha, onde através de adaptações de materiais e de regras os alunos puderam compreender essas modalidades desconhecidas para eles até então...








No dia 26 de agosto foi realizado um pequeno torneio de damas entre os alunos que já sabiam jogar e uma clinica de aprendizagem para aqueles que desconheciam o esporte...




Prof. Anderson Marcelo LIgramante.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

EU SOU MAIS EU!

 

Identificar os próprios gostos e preferências, conhecer habilidades e limites, reconhecer-se como um indivíduo único, no meio de tantos outros igualmente únicos; esse processo de autoconhecimento, que tem início quando nascemos e só termina no final da vida, é influenciado pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente.



 A escola, assim, tem papel fundamental na construção da identidade e da autonomia de cada criança.


 Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade "é um conceito do qual faz parte a idéia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome, seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da história pessoal".
 Para tal é necessário criarmos oportunidades efetivas para que essa construção seja real e prazerosa; que cada qual tenha auto-imagem, auto-confiança e auto-estima bem desenvolvidas, com uma imagem positiva de si mesmo e de respeito com os outros.

 Uma das aulas que desenvolve tais conceitos, que particularmente  gosto muito em sala de aula, é o “Dia da beleza!”, assim entitulado pelos próprios alunos, é o dia em que eles, autorizados pelos seus pais, levam tudo o que gostam e utilizam para ficarem mais belos, tais como: cremes, condicionadores, perfumes, maquiagens, pentes, escovas, géis, enfim, o que usam regularmente para tal , inclusive eu também; e é aí que acontece a parte mais divertida, eu os arrumo, todos,  meninas, meninos, faço penteados, moicanos, os deixo belos, se possível, ainda mais do que já são!!!

 Logo após a primeira vez que realizei esta aula, percebi uma melhora significativa no desenvolvimento da identidade, principalmente dos alunos mais carentes, eles ficaram mais confiantes em si mesmos e perante os demais, o que colaborou e muito para seu desenvolvimento global.
 Agreguei ao desenvolvimento deste conceito a  adesão de alguns vídeos que tratam de assuntos relevantes, um deles foi Tarzan, assistimos em dia combinado e agendado com antecedência, e pontuei o que deveriam se atentar ao assistir o mesmo e a compreensão deles foi excelente, dialogamos, refletimos e confrontamos opiniões, o que auxiliou a  percepção dos objetivos propostos. Fiquei muito satisfeita!!!


Professora Patrícia Helen Gomes dos Santos