O trabalho com noções matemáticas na educação Infantil, atende por um lado, às necessidades das próprias crianças de contruirem conhecimentos que incidam nos mais variados domínios do pensamento; por outro, corresponde a uma necessidade social de instrumentalizá-las melhor para viver, participar e compreender um mundo que exige diferentes conhecimentos e habilidades.(Rcn, pág.207, 1998)
Para dar encaminhamento á uma atividade de comparação de quantidades, pensei em utilizar com a turma do Infantil IV, o dominó como recurso para que pudessem ter noção de como as quantidades apareciam no mesmo e como poderíamos observar, selecionar e comparar quantidades.
Utilizei para tanto, o dominó gigante disposto na escola, ensinei o jogo e combinamos algumas regras, já que não daria a primeiro momento para jogarmos convencionalmente.
Separei a turma em dois grupos com quantidades iguais de peças, a pedra maior seria a primeira a ser jogada, e assim cada grupo deveria encaixar a peça de acordo com a quantidade (identificada também por cores distintas).
No caso desta, em particular, haviam algumas peças, nas quais deveriam colorir o lado com maior quantidade, onde haviam mais bolinhas.
Antes porém fui chamando alguns alunos aleatoriamente para que encontrassem as mesmas peças da atividade, remontei-a ao lado da folha para que visualizassem melhor e realizassem a atividade com atenção.
Todos realizaram muito bem a mesma, não sentiram muitas dificuldades e adoraram brincar e aprender com o dominó.
Infantil IV "A" e "C".
Simples, objetiva e bastante proveitosa. É isso aí! Compreender os referenciais e aproveitar os recursos à disposição são sempre um bom modo de planejar com eficiência. Parabéns!
ResponderExcluir